MULHERES NA FAB

6º ETA realiza primeiro voo com tripulação totalmente feminina

Marco histórico aconteceu por meio de uma missão de transporte aerologístico
Publicada em: 18/08/2023 09:39
Imprimir
Fonte: BABR, por Tenente Michelle Daniel
Edição: Agência Força Aérea

Desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu as portas para as primeiras mulheres incorporarem seu efetivo, em agosto de 1982, novos capítulos dessa história que já chegou aos 41 anos, continuam a ser escritos, dia após dia, com a competência e o empenho necessários para superar os desafios. 

Em julho, um voo na aeronave C-98 Caravan composto por uma tripulação toda feminina saiu de Brasília rumo à Campo Grande (MS), com escala na cidade de Três Lagoas (MS), retornando a Brasília. Com duração de quase sete horas, a missão de transporte aéreo logístico teve como tripulação a Capitão Aviadora Amanda de Andrade Melo, a Tenente Aviadora Karoline Ribeiro Loureiro e a Sargento Mecânica de Voo Ana Clara da Costa Fagundes. Elas são integrantes do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA).

De acordo com a Capitão Amanda, várias tripulações compostas apenas por mulheres já realizaram voos na FAB, mas essa foi a primeira vez com a aeronave C-98 Caravan. “Orgulho de ver que estamos desempenhando essas funções, com muita competência, profissionalismo e seriedade”, afirmou a Capitão.

Para que esse tipo de aeronave possa decolar é necessário que a tripulação possua dois pilotos e um mecânico de voo. Nesse contexto, o referido marco foi possível devido à presença, em especial, da Sargento Ana Clara, que possui conhecimentos técnicos específicos do Caravan, adquiridos no Curso Teórico da Aeronave C-98. “Isso me mostrou que não há limites para os nossos sonhos e que se nos dedicarmos e estivermos dispostas, tudo está ao nosso alcance. Foi uma experiência única, da qual sou grata por ter feito parte”, contou a militar.

Segundo o Chefe do setor de Operações do 6º ETA, Major Aviador Gabriel Teixeira de Freitas Brito, a escala feminina para essa missão não foi planejada. “Foi uma surpresa e não deixa de ser um marco que tende a ficar cada vez mais comum, pois temos cada vez mais mulheres no Esquadrão”, pontuou o Oficial.

C-98 Caravan

A aeronave C-98 é um importante vetor aéreo da FAB porque permite operações em pistas de cumprimento restrito em que outras aeronaves da Força não operam. Trata-se de um avião de transporte de pessoal e carga de pequeno porte, considerado um dos monomotores mais seguros e confiáveis do mundo. Recentemente, foi uma das aeronaves utilizadas para atuar na ação de ajuda humanitária aos indígenas em Roraima, tendo levado cerca de 40 mil quilos de medicamentos, alimentos e combustível, durante a Operação Yanomami.

Fotos: Soldado Bispo / BABR